“Um cômodo, várias narrativas”, por Marise Lourenço

 

A figura do quarto, seja na literatura ou na vida, muitas vezes guarda em si o segredo, a intimidade, o âmago de quem o habita, e, sobretudo, também pode trazer a imagem do vazio em meio ao caos interno; Virginia nos chama para a leitura através de um cômodo, e nos leva a percorrer um imenso caminho narrativo que traz consigo uma pertinência e persistência de uma escrita literária que nos causa o mesmo estranhamento inicial de entrar no quarto de alguém.

Este é o primeiro livro que leio da autora, e confesso que gostei bastante da leitura e do estilo de Virginia. A liberdade de experimentação literária se fez presente em diversos pontos do livro, e admito que, por vezes, fiquei confusa com os personagens que eram tão fugidios quanto às passagens de cenas, e, por conseguinte, fui obrigada a fazer uma leitura mais atenta e lenta para dar conta de alguns percalços imagéticos que a leitura me gerou.

Muitos personagens passaram despercebidos – alguns intencionalmente -, já outros geraram mais comoção, pois me fizeram atentar para o que estava ao redor de Jacob, que até então, me tinha passado como um ser apático, como a maioria dos jovens se coloca diante do mundo, e, sem dúvidas, a amabilidade de Sra. Flanders e a graciosidade da personagem Sandra, fizeram com que eu reparasse mais nesse garoto que dá título ao livro.

Também achei que todas as colocações de Virginia sobre questões de gênero foram oportunas, ainda mais considerando a época em que o livro foi escrito.

O que absorvi ao final da leitura, diz respeito ao fato de encontrar várias pequenas histórias ao longo da narrativa, por meio de cada personagem que surgia e não permanecia, de cada lugar que se firmava na história pela descrição, e por todas as reminiscências que, de certa forma, me aproximavam daquele universo.

Ao final, me senti vazia por perceber que sem as pessoas que passam por nós todos os dias, não somos nada; e sem a mobília, o quarto é só um grande vazio, e “é lânguido o ar num quarto vazio”.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s